Voltar para página Conteúdo
Fazendo CDs de dados usando o DirectCD
Introdução ao DirectCD
Entendendo a tecnologia do CD-R e do CD-RW
Copiando arquivos em um CD
Ejetando um CD
Lendo CDs
Adicionando e apagando arquivos
Verificando a existência de problemas em CDs
Solução de problemas do DirectCD
Introdução ao DirectCD
O DirectCD formata um CD gravável (CD-R), CD-regravável (CD-RW), ou disco DVD-RAM de modo que neles seja possível copiar diretamente arquivos de maneira análoga à cópia de arquivos em um disco flexível ou unidade removível. É possível utilizar o Windows Explorer ou qualquer outro programa que leia e grave em uma letra de unidade para copiar arquivos em um CD.
O DirectCD fornece um sistema de arquivo com base no UDF v.1.5 e grava dados no CD usando a tecnologia de gravação de pacote. Este sistema de arquivos proporciona acesso à letra de unidade no seu gravador de CD.
Uma vez o CD formatado, é possível copiar arquivos no mesmo utilizando o método de arrastar e soltar no Windows Explorer, assim como outros métodos. Consulte Métodos para copiar.
Entendendo a tecnologia do CD-R e do CD-RW
Caso você ainda não tenha feito os seus próprios CDs de dados, a seção a seguir lhe ajudará a entender alguns termos e tecnologias relacionados à criação dos mesmos.
Sobre a tecnologia de CD regravável
Se você tiver uma unidade de CD regravável, poderá usar dois tipos de CDs para criar seus próprios CDs:
- discos CD graváveis (CD-R)
- discos CD regraváveis (CD-RW)
CD-RW é uma tecnologia que, da mesma forma que a tecnologia de CD-R, permite gravar informações em um CD. A diferença é que, com o CD-RW, pode-se também apagar o conteúdo de um CD e regravar novas informações nele. Dependendo de como o CD será usado, cada tipo de CD oferece vantagens exclusivas.
 |
Observação: Somente unidades CD-RW e CD-ROM MultiRead podem ler discos CD-RW e somente as unidades CD-RW podem gravar dados em discos CD-RW. |
Sobre o UDF v.1.5
O Universal Disk Format versão 1.5 é um sistema de arquivo padrão que ativa um gravador de CD a ser usado como um dispositivo lógico em um sistema de computador. Em outras palavras, o UDF permite ler e gravar arquivos em um CD no gravador de CD, da mesma forma que você lê e grava arquivos em um disco flexível ou rígido.
Se tiver o DirectCD 5.0 instalado, você automaticamente terá o UDF Reader necessário para ler CDs formatados com o UDF v.1.5. Ao criar um CD usando o DirectCD, este automaticamente copia o UDF Reader para Windows no CD. Ao inserir o CD em uma unidade, a leitora pergunta automaticamente se deseja instalá-lo.
As leitoras compatíveis com o UDF v.1.5 estão disponíveis na maioria dos sistemas operacionais e devem ser instaladas para que os gravadores de CD leiam CDs formatados por UDF V.1.5.
Utilização do DirectCD
O DirectCD é a maneira mais fácil para se copiar arquivos de dados diretamente em um CD. Algumas das utilizações do DirectCD incluem:
- Arquivamento de dados
- Backup em um disco rígido
- Disseminação de informações para escritórios externos
- Transferência e distribuição de dados para outros sistemas Windows
- Distribuição de bancos de dados
É possível utilizar o software de masterização de CD, como por exemplo o Easy CD Creator, para criar CDs quando desejar fazer:
- Uma cópia de teste de um CD antes de reproduzi-lo em série
- CDs que possam ser lidos em sistemas operacionais diferentes, como por exemplo, no DOS ou no Windows 3.x
- CDs de música
- CDs de dados especiais, como por exemplo CDs otimizados
Consulte a Ajuda on-line do CD Mastering Software para obter informações adicionais.
Iniciando o DirectCD
Escolha uma destas maneiras de iniciar o DirectCD para começar a copiar arquivos no CD:
- Na janela Seletor de projetos do Easy CD Creator, clique em Criar um CD de dados, em seguida, clique em DirectCD.
- Na barra de tarefas do Windows, clique em Iniciar, aponte para Programas, para Roxio Easy CD Creator 5 e para Aplicativos, em seguida, selecione Utilitário de formatação do DirectCD.
- Clique duas vezes no ícone do DirectCD
na barra de tarefas do Windows.
- Insira em seu gravador de CD um disco CD-R, CD-RW ou DVD-RAM que já tenha sido formatado usando o DirectCD ou outro programa compatível com o UDF v.1.5. Depois de alguns segundos a caixa de diálogo CD pronto é exibida. Isso significa que agora é possível ler e gravar arquivos usando qualquer programa que possa ler e gravar em uma letra de unidade.
É exibida a janela principal do DirectCD, onde você pode formatar um CD para copiar o arquivo arrastando e soltando.
Entendendo a Janela principal do DirectCD
A janela principal do DirectCD fornece acesso às funções do DirectCD e exibe informações sobre o gravador de CD e o CD selecionados. Neste ponto, é possível formatar um CD, preparando-o para a cópia de arquivos. Após a formatação do CD, você copia arquivos no mesmo, usando o Windows Explorer ou outros programas do Windows. Consulte Métodos para copiar.
- Selecionar CD: Selecione o gravador de CD que contém o CD com o qual você deseja trabalhar. Se tiver somente um gravador de CD instalado, ele será selecionado automaticamente. Caso o gravador de CD que deseja utilizar não esteja listado, certifique-se de que o mesmo encontra-se devidamente instalado ou verifique o site da Roxio na Web para atualizações de unidades compatíveis.
- Informações do CD: Exibe as informações a seguir sobre o CD no gravador de CD selecionado:
- Status: Estado atual do CD. Consulte a Ajuda on-line para obter informações sobre o status e o tipo.
- Etiqueta: Nome que você digitou para identificar o CD.
- Espaço livre: Quantidade de espaço (em MB) disponível para uso no CD.
- Espaço total: Quantidade de dados (em MB) que o CD pode armazenar.
- Tipo: Tipo de CD. Consulte a Ajuda on-line para obter informações sobre o status e o tipo.
- Compactado: Status de compactação do CD: Sim ou Não.
- Usado por: Programa que está usando o CD no momento.
- Formatar CD: Exibe a caixa de diálogo Formatar, onde você pode formatar um CD novo que ainda não foi utilizado. A formatação de um CD prepara o mesmo para aceitar arquivos. Pode-se também formatar um disco CD-RW ou DVD-RAM usado anteriormente, tornando indisponíveis quaisquer arquivos existentes no CD. Consulte Copiando arquivos em um disco CD-R pela primeira vez, Copiando arquivos em um disco CD-RW pela primeira vez, Copiando arquivos em um disco DVD-RAM pela primeira vez.
- Ejetar: Ejeta o CD do gravador de CD selecionado no momento. Dependendo do tipo de CD e das opções selecionadas, a caixa Opções de ejeção poderá ser exibida. Consulte Ejetando um disco CD-R, Ejetando um disco CD-RW ou DVD-RAM.
- Utilitários de CD: Exibe a caixa de diálogo Utilitários, onde você pode acessar o ScanDisc. Consulte Verificando a existência de problemas em CDs.
- Apagar CD: Permite apagar o conteúdo de um disco CD-RW ou DVD-RAM para liberar espaço. Consulte Apagando um CD.
- Tornar gravável: Permite adicionar arquivos em um disco CD-R criado usando o Easy CD Creator com a opção Fechar sessão e deixar CD aberto. É necessário tornar o CD gravável antes de adicionar mais arquivos ao mesmo. Consulte Adicionando mais arquivos em um disco Easy CD Creator.
- Web-CheckUp: Inicia o navegador da Internet do seu computador e vai automaticamente para um site de atualização de software na Web.
- Opções: Exibe a caixa de diálogo Opções, onde você pode alterar as opções do DirectCD. Consulte Alterando opções do DirectCD.
Alterando opções do DirectCD
O DirectCD permite personalizar diversas opções.
Para alterar opções:
- Na caixa de listagem suspensa Selecionar CD na janela principal do DirectCD, selecione o gravador de CD que deseja usar.
- Clique em Opções. A caixa de diálogo Opções será exibida.
- Altere as opções, se necessário.
- As opções selecionadas podem ser aplicadas sempre que você usar o DirectCD neste computador.
Mostrar a notificação CD pronto |
Selecione esta opção se desejar que a caixa de diálogo CD pronto o notifique de que o CD está pronto. Isto lhe informa que o CD está pronto para acesso direto de leitura e gravação ao inserir um CD formatado pelo DirectCD no gravador de CD. |
Mostrar a notificação CD ejetado |
Selecione esta opção para exibir a caixa de diálogo CD ejetado, para notificá-lo toda vez que ejetar um CD usando o DirectCD. |
Mostrar ícone na barra de tarefas |
Selecione esta opção caso deseje que o ícone do DirectCD
apareça na barra de tarefas do Windows. Clique duas vezes ou clique com o botão direito do mouse para acessar as funções do DirectCD. |
Opções de ejeção de CD-R |
Para obter mais informações, consulte Ejetando um disco CD-R and Comparando as opções de ejeção de CD-R. |
Deixar sempre como está |
Selecione esta opção se desejar que o DirectCD automaticamente deixe o CD como está para que ele possa ser lido e gravado por meio de acesso de letra de unidade no futuro, quando você clicar em Ejetar. Somente computadores com unidades de CD-R ou CD-RW poderão ler o CD. |
Mostrar sempre a caixa de diálogo Opções de ejeção |
Selecionar esta opção para que o DirectCD automaticamente exiba a caixa de diálogo Opções de ejeção quando você clicar em Ejetar, permitindo que você selecione a opção de ejeção desejada. |
Fechar sempre |
|
Fechar para UDF v.1.5 |
Selecione esta opção se desejar que o DirectCD feche automaticamente o CD para o formato UDF v.1.5 quando você clicar em Ejetar. O CD pode ser lido na maioria das unidades de CD-ROM após a instalação do UDF Reader. |
Fechar para leitura em qualquer computaor |
Selecione esta opção caso deseje que o DirectCD feche automaticamente o CD no padrão ISO 9660 quando você clicar em Ejetar. O CD poderá ser lido automaticamente na maioria das unidades de CD-ROM padrão no Windows. |
|
|
- Altere as opções disponíveis para a unidade [letra], se necessário.
- Estas opções aplicam-se somente ao gravador de CD selecionado na janela principal do DirectCD.
- Etiqueta: Digite um novo nome para identificar o seu CD ou mantenha o mesmo. A etiqueta do CD pode conter até 11 caracteres. Não use os caracteres a seguir em uma etiqueta: \ / : ; * ? " < > | + = . , [ ].
 |
Observação: Certifique-se de que os CDs que você está usando estejam classificados para a velocidade da unidade. Normalmente, não é necessário alterar a velocidade de leitura ou gravação. |
- Velocidade de leitura: Velocidade de leitura - Exibe a velocidade de leitura atual da unidade. Você pode alterar a velocidade de leitura para estar mais próxima da velocidade de gravação, se estiver gravando muitos dados no CD. Consulte a Ajuda on-line para obter informações adicionais sobre a alteração da velocidade de leitura.
- Velocidade de gravação: Exibe a velocidade de leitura atual da unidade. Pode-se alterar a velocidade de gravação para que corresponda à velocidade classificada no CD. Se criar um CD e não conseguir lê-lo na mesma unidade, tente diminuir a velocidade de gravação e gravar os dados novamente. Consulte a Ajuda on-line para obter informações adicionais sobre a alteração da velocidade de gravação.
- Clique em OK.
Copiando arquivos em um CD
Antes de copiar arquivos em um CD vazio, é necessário formatá-lo. As opções de formatação disponíveis variam com base no tipo de CD que está sendo utilizado. As seções seguintes descrevem a cópia de arquivos pela primeira vez e os diversos métodos que podem ser utilizados para copiá-los.
Copiando arquivos em um disco CD-R pela primeira vez
Antes de copiar arquivos em um disco CD-R, é necessário formatá-lo.
 |
Observação: O botão Formatar CD não estará disponível em um disco CD-R formatado anteriormente. |
Para formatar um disco CD-R:
- Insira um disco CD-R vazio em seu Gravador de CD.
- Na caixa de listagem suspensa Selecionar CD na janela principal do DirectCD, selecione o gravador de CD que contenha o CD que deseja formatar.
- Clique em Formatar CD. A caixa de diálogo Formatar é exibida.
- Na caixa de texto Etiqueta, digite um nome para identificar o CD.
- A etiqueta do CD pode conter até 11 caracteres. Não use os caracteres a seguir em uma etiqueta: \ / : ; * ? " < > | + = . , [ ].
- Se estiver formatando um disco CD-R, não haverá opções de Tipo de formatação disponíveis e a formatação levará de 15 a 30 segundos.
- Clique em Iniciar formatação. A formatação do CD é iniciada e uma caixa de diálogo do andamento é exibida.
- Outras tarefas poderão ser executadas no seu computador enquanto o CD estiver sendo formatado. A caixa de diálogo CD pronto será exibida quando a formatação for concluída.
- Clique em OK. O CD está pronto para a cópia de arquivos. Consulte Métodos para copiar.
Copiando arquivos em um disco CD-RW pela primeira vez
Antes de copiar arquivos em um disco CD-RW, é necessário -formatá-lo.
Pode-se, também, formatar o CD para apagar os dados nele contidos. O uso da formatação rápida para essa finalidade somente exclui o diretório interno onde os arquivos estão relacionados. Você não mais poderá visualizar ou acessar os arquivos, mas eles ainda permanecerão armazenados no CD.
Para formatar ou apagar um disco CD-RW:
- Insira um disco CD-RW vazio em seu gravador de CD.
- Na caixa de listagem suspensa Selecionar CD na janela principal do DirectCD, selecione o gravador de CD que deseja usar.
- Clique em Formatar CD. A caixa de diálogo Formatar é exibida.
- Na caixa de texto Etiqueta, digite um nome para identificar o CD.
- A etiqueta do CD pode conter até 11 caracteres. Não use os caracteres a seguir em uma etiqueta: \ / : ; * ? " < > | + = . , [ ].
- Para ativar a compactação de dados no CD, selecione a opção Ativar compactação.
- A compactação faz com que seus arquivos ocupem menos espaço no CD. Uma vez que um CD tenha sido formatado utilizando-se a compactação, todos os dados estarão compactados no mesmo. A razão de compactação varia de aproximadamente 1.5:1 para aproximadamente 3:1, dependendo do tipo de arquivos que você estiver copiando no CD.
- Para ler o CD, é necessário ter o DirectCD 5.0 ou o UDF Reader instalado. Ao criar um CD usando o DirectCD, este automaticamente copia o UDF Reader para Windows no CD. Ao inserir o CD no gravador de CD, a leitora automaticamente perguntará se deseja instalá-lo. Para gravar no CD usando outros gravadores de CD em outros computadores, deve-se usar o DirectCD 5.0.
- Selecione o Tipo de formatação que deseja usar.
- Se estiver formatando um disco CD-RW vazio, as seguintes opções estarão disponíveis:
- Formatação rápida: A formatação rápida é um tipo de formatação compatível somente com algumas unidades de CD-RW. A opção estará disponível somente se a sua unidade for compatível com ela. A formatação rápida permite iniciar o uso do CD em 3 a 7 minutos, enquanto o restante da formatação é executado em segundo plano. A formatação em segundo plano demora até 90 minutos para ser concluída, dependendo da velocidade do gravador de CD e outro trabalho que o computador esteja executando no momento. Pode-se interromper com segurança a formatação rápida ejetando-se o CD. Ao inserir novamente o CD na unidade de CD-RW que não é compatível à formatação rápida, o CD pode ser lido, mas não é possível gravar dados no mesmo até que a formatação esteja completa. Ao inserir o CD novamente em uma unidade compatível com a formatação rápida, a formatação continuará a partir do ponto em que foi interrompida anteriormente e será possível gravar dados no CD.
- Formatação completa: A formatação completa demora cerca de 60 minutos em uma unidade 2x e 15 minutos em unidade 8x. Ela verifica a integridade da superfície do CD, prepara o CD para o recebimento de dados e grava o sistema de arquivos UDF no CD.
- Se estiver formatando um disco CD-RW que já tenha sido formatado completamente antes, haverá duas opções:
- Formatação rápida: A formatação rápida demora somente alguns minutos. Ela grava o sistema de arquivos do DirectCD no CD, mas não verifica as condições físicas do CD. Os arquivos que estavam no CD não serão acessíveis, mas eles ainda estão no CD.
- Formatação completa: Igual ao descrito acima, na opção Formatação completa. Quaisquer dados existentes no CD serão completamente apagados.
- Clique em Iniciar formatação. A formatação do CD é iniciada e uma caixa de diálogo do andamento é exibida.
- Outras tarefas poderão ser executadas no seu computador enquanto o CD estiver sendo formatado. A caixa de diálogo CD pronto será exibida quando concluído.
- Clique em OK. O CD está pronto para receber gravação de informações. Consulte Métodos para copiar.
Copiando arquivos em um disco DVD-RAM pela primeira vez
Antes de copiar arquivos em um disco DVD-RAM, é necessário formatá-lo.
Pode-se, também, formatar o CD para apagar os dados nele contidos. O uso da formatação rápida para essa finalidade somente exclui o diretório interno onde os arquivos estão relacionados. Você não mais poderá visualizar os arquivos, mas eles ainda permanecerão lá.
Para formatar um disco DVD-RAM:
- Insira um disco DVD-RAM vazio em seu gravador de CD.
- Na caixa de listagem suspensa Selecionar CD na janela principal do DirectCD, selecione o gravador de CD que deseja usar.
- Clique em Formatar CD. A caixa de diálogo Formatar é -exibida.
- Na caixa de texto Etiqueta, digite um nome para identificar o CD.
- A etiqueta do CD pode conter até 11 caracteres. Não use os caracteres a seguir em uma etiqueta: \ / : ; * ? " < > | + = . , [ ].
- Para ativar a compactação de dados no CD, selecione a opção Ativar compactação.
- A compactação faz com que seus arquivos ocupem menos espaço no CD. Uma vez que um CD tenha sido formatado utilizando-se a compactação, todos os dados estarão compactados no mesmo. A razão de compactação varia de aproximadamente 1.5:1 para aproximadamente 3:1, dependendo do tipo de arquivos que você estiver copiando no CD.
- Para ler o CD, é necessário ter o DirectCD 5.0 ou o UDF Reader instalado. Ao criar um CD usando o DirectCD, este automaticamente copia o UDF Reader para Windows no CD. Ao inserir o CD no gravador de CD, a leitora automaticamente perguntará se deseja instalá-lo. Para gravar no CD usando outros gravadores de CD em outros computadores, deve-se usar o DirectCD 5.0.
- Selecione o Tipo de formatação que deseja usar:
- Se estiver formatando um disco DVD-RAM vazio, haverá somente uma opção:
- Formatação completa: A formatação completa demora cerca de uma hora em uma unidade 1x. Ela verifica a integridade da superfície do CD, prepara o CD para o recebimento de dados e grava o sistema de arquivos UDF no CD.
- Se você estiver formatando um disco DVD-RAM usado anteriormente, terá duas opções:
- Formatação rápida: A formatação rápida demora somente alguns minutos. Ela grava o sistema de arquivos do DirectCD no CD, mas não verifica as condições físicas do CD. Os arquivos que estavam no CD não serão acessíveis, mas eles ainda estão no CD.
- Formatação completa: Igual ao descrito acima, na opção Formatação completa. Quaisquer dados existentes no CD serão completamente apagados.
- Clique em Iniciar formatação. A formatação do CD é iniciada e uma caixa de diálogo do andamento é exibida.
- Outras tarefas poderão ser executadas no seu computador enquanto o CD estiver sendo formatado. A caixa de diálogo CD pronto será exibida quando a formatação for concluída.
- Clique em OK. O CD está pronto para a cópia de arquivos. Consulte Métodos para copiar.
Métodos para copiar
Assim que o CD estiver formatado e pronto para receber dados, você poderá copiar arquivos nele de várias maneiras:
- No Windows Explores, arraste e solte arquivos na letra da unidade do gravador de CD (ela possui um ícone como este
).
- Selecione Salvar como no menu Arquivo de qualquer programa do Windows e selecione a letra de unidade do seu gravador de CD.
- Use o comando Enviar para clicando com o botão direito do mouse em um arquivo no Windows Explorer e, em seguida, selecionando a letra de unidade do seu gravador de -CD no menu pop-up.
- Use os comandos do MS-DOS em uma janela do DOS.
Ejetando um CD
Você deve ejetar um CD para removê-lo de seu gravador de CD. As opções disponíveis para ejeção de um CD dependem do tipo de CD que estiver sendo utilizado. A seção a seguir descreve a ejeção de CDs.
Ejetando um disco CD-R
Ao ejetar um disco CD-R, você possui três opções. A opção que você selecionar dependerá de como se planeja usar o CD.
Para ejetar um disco CD-R:
- Na caixa de listagem suspensa Selecionar CD na janela principal do DirectCD, selecione o gravador de CD que deseja usar.
- Clique em Ejetar, ou no Windows Explorer, clique com o botão direito do mouse na letra de unidade do gravador de CD- e selecione Ejetar.
- Se a opção Mostrar caixa de diálogo Opções de ejeção for ativada, a caixa de diálogo Opções de ejeção será exibida.
- Se a opção Mostrar caixa de diálogo Opções de ejeção for desativada, o DirectCD ejetará o CD imediatamente usando a opção selecionada nas Opções de ejeção de CD-R. Consulte Alterando opções do DirectCD.
- Se a caixa de diálogo Opções de ejeção for exibida, selecione a opção desejada:
- Deixar como está: Deixa o CD como está de modo que possa ser lido e gravado como uma letra de unidade. As unidades de CD-ROM padrão não poderão ler o CD.
- Somente computadores com unidades de CD-R ou CD-RW poderão ler o CD.
- Use esta opção ao planejar continuar adicionando arquivos ao CD e não precisar ceder o mesmo a outros.
- Fechar para UDF v.1.5: Fecha para UDV v.1.5 de forma que possa ser lido na maioria das unidades de CD-ROM após a instalação de uma leitora UDF v.1.5.
- Use esta opção quando precisar ceder o CD a alguém que tenha o DirectCD 5.0 instalado ou alguém que tenha uma leitora compatível com UDF v.1.5 instalada. Esta opção usa menos espaço no CD para cada sessão do que o descrito na observação abaixo para ISO 9660.
- Ao criar um CD usando o DirectCD, este automaticamente copia o UDF Reader para Windows no CD. Quando se insere o CD em uma unidade de CD-ROM, a leitora automaticamente pergunta se você deseja instalá-lo.
- Fechar para leitura em qualquer computador: Fecha o CD de modo que possa ser lido automaticamente na maioria das unidades de CD-ROM padrão.
- Use esta opção quando precisar ceder o CD a alguém e essa pessoa talvez não tenha uma leitora compatível com UDF v.1.5 instalada. As unidades de CD-ROM em outros sistemas operacionais, como Unix, Linux e Macintosh, também podem ler o CD sem usar qualquer leitora -especial.
 |
Observação: Fecha o CD para o padrão ISO 9660. As informações do ISO 9660 exigem aproximadamente 22 MB de espaço no CD para a primeira sessão e aproximadamente 13 MB para cada sessão adicional. |
- Se você selecionou a opção Fechar para leitura em qualquer computador, selecione também a opção Proteger CD para que não seja gravado novamente.
- A seleção dessa opção fecha o CD permanentemente de modo que você nunca mais possa copiar arquivos no mesmo.
- Clique em Ejetar.
- O DirectCD ejeta o CD usando a opção que você selecionou.
Para obter mais informações sobre as opções de ejeção, consulte Comparando as opções de ejeção de CD-R.
Comparando as opções de ejeção de CD-R
Ao ejetar um disco CD-R, haverá três diferentes opções para serem usadas. A opção a ser selecionada dependerá de como se planeja usar o CD. A tabela abaixo resume as principais características de cada opção.
 |
Observação: É preciso ter a opção Mostrar caixa de diálogo Opções de ejeção selecionada para visualizar as seguintes opções, quando você ejetar um CD ou você poderá selecionar uma como opção padrão. Consulte Alterando opções do DirectCD. |
Configuração |
Uso do espaço |
Nome do arquivo e tamanho do caminho |
Configuração somente leitura nos arquivos |
Deixar como está |
Não usa espaço adicional no CD. |
Não há limites exceto aqueles do sistema operacional Windows. |
Não altera arquivos no CD para somente leitura. |
Fechar para leitura em qualquer computador |
Usa aproximadamente 22 MB de espaço no CD para a primeira sessão e 13 MB para cada sessão adicional. |
Limita os nomes de arquivos em 64 caracteres e o caminho para 8 pastas e subpastas. |
Altera arquivos no CD para somente leitura. A configuração somente leitura pode ser alterada após copiar o arquivo em outro computador clicando com o botão direito do mouse no arquivo, no Windows Explorer e selecionando Propriedades. |
Fechar para UDF v.1.5 |
Usa menos espaço do que Fechar para leitura em qualquer computador para cada sessão fechada. |
Limita os nomes de arquivos em 64 caracteres e o tamanho do caminho para um total de 248 caracteres. |
Não altera arquivos no CD para somente leitura. |
Ejetando um disco CD-RW ou DVD-RAM
Ao ejetar um disco CD-RW ou DVD-RAM, não haverá opções para selecionar. O DirectCD ejeta o CD imediatamente.
Lendo CDs
O local possível para utilizar um CD depende do tipo de CD e da opção de ejeção selecionada. As seções seguintes descrevem o local possível para leitura de cada tipo de CD.
Lendo discos CD-R
O local possível para utilizar um CD-R depende da opção selecionada ao ejetar o CD. Há três opções disponíveis ao ejetar discos CD-R.
 |
Observação: É preciso ter a opção Mostrar caixa de diálogo Opções de ejeção selecionada para visualizar as seguintes opções de ejeção quando você ejetar um CD. Consulte Alterando opções do DirectCD. |
- Deixar como está: Esta opção deixa a sessão aberta e no formato UDF v.1.5. Você pode ler este CD em computadores que tenham uma das seguintes configurações:
- Unidade de CD-R ou CD-RW com o DirectCD 5.0 instalado.
- Unidade de CD-R ou CD-RW com uma unidade compatível com UDF v.1.5 instalada. Ao criar um CD usando o DirectCD, este automaticamente copia o UDF Reader para Windows no CD. Ao inserir o CD em uma unidade, a leitora pergunta automaticamente se deseja instalá-lo.
- Unidade de CD-ROM MultiRead com leitura compatível UDF v.1.5 instalada. Ao criar um CD usando o DirectCD, este automaticamente copia o UDF Reader para Windows no CD. Ao inserir o CD em uma unidade, a leitora pergunta automaticamente se deseja instalá-lo.
- Fechar para UDF v.1.5: Esta opção fecha a sessão, mas deixa o CD no formato UDF v.1.5. Você pode ler este CD em computadores que tenham uma das seguintes configurações:
- Unidade de CD-R ou CD-RW com o DirectCD 5.0 instalado.
- Unidade de CD-R ou CD-RW com uma unidade compatível com UDF v.1.5 instalada. Ao criar um CD usando o DirectCD, este automaticamente copia o UDF Reader para Windows no CD. Ao inserir o CD em uma unidade, a leitora pergunta automaticamente se deseja instalá-lo.
- A maioria das unidades de CD-ROM com uma unidade compatível com UDF v.1.5 instalada. Ao criar um CD usando o DirectCD, este automaticamente copia o UDF Reader para Windows no CD. Quando se insere o CD em uma unidade de CD-ROM, a leitora automaticamente pergunta se você deseja instalá-lo.
- Fechar para leitura em qualquer computador: Fecha o CD para o padrão ISO 9660. As unidades de CD-ROM no Windows e outros sistemas operacionais, como Unix, Linux e Macintosh podem ler o CD. Não há necessidade de leitora para ler o CD.
Para obter mais informações sobre as opções de ejeção, consulte Comparando as opções de ejeção de CD-R.
Lendo discos CD-RW
Somente as unidades de CD-RW e MultiRead CD-ROM podem ler um disco CD-RW.
Lendo discos DVD-RAM
Somente as unidades de DVD-RAM podem ler um disco DVD-RAM.
Adicionando e apagando arquivos
Após copiar arquivos em um CD, é possível adicionar mais arquivos no mesmo ou apagá-los.
Adicionando mais arquivos em um disco Easy CD Creator
Se estiver usando discos CD-R criados utilizando o Easy CD Creator com a opção Fechar sessão e deixar CD aberto, será necessário tornar o CD gravável antes de adicionar mais arquivos ao mesmo.
Para adicionar mais arquivos a um disco CD-R Easy CD Creator:
- Insira o CD no gravador de CD.
- Na caixa de listagem suspensa Selecionar CD na janela principal do DirectCD, selecione o gravador de CD que deseja usar.
- Clique em Tornar gravável. A caixa de diálogo Tornar gravável é exibida.
- Digite uma nova etiqueta, se necessário.
- A etiqueta do CD pode conter até 11 caracteres. Não use os caracteres a seguir em uma etiqueta: \ / : ; * ? " < > | + = . , [ ].
- Clique em Tornar gravável e aguarde até que a caixa de diálogo do CD pronto seja exibida.
Agora, você pode adicionar mais arquivos ao CD usando o Windows Explorer ou outros programas Windows. Consulte Métodos para copiar.
Adicionando mais arquivos a todos os outros CDs
Caso você tenha formatado previamente um disco CD-R, CD-RW ou DVD-RAM usando o DirectCD, você poderá adicionar mais arquivos a ele até que o CD esteja cheio.
Caso esteja usando discos CD-R criados com o Easy CD Creator e a opção Fechar sessão e deixar CD aberto, consulte Adicionando mais arquivos em um disco Easy CD Creator.
Para adicionar mais arquivos a um CD:
- Insira o CD no gravador de CD.
- Caso tenha selecionado a opção Mostrar notificação de CD pronto, aguarde até que a caixa de diálogo CD pronto apareça e clique em OK. Consulte Alterando opções do DirectCD.
- Continue a copiar arquivos em seu CD. Consulte Métodos para copiar.
Apagando um CD
Use a função Apagar CD em discos CD-RW e DVD-RAM para apagar o diretório interno que lista os arquivos no CD, tornando-os inacessíveis. É necessário formatar o CD novamente antes de copiar arquivos nele. Consulte Copiando arquivos em um disco CD-RW pela primeira vez e Copiando arquivos em um disco DVD-RAM pela primeira vez.
 |
Observação: Não é possível usar a função Apagar CD em um disco CD-R. |
Para apagar o conteúdo de um CD:
- Insira o CD no gravador de CD.
- Na caixa de listagem suspensa Selecionar CD na janela principal do DirectCD, selecione o gravador de CD que deseja usar.
- Clique em Apagar CD.
- O DirectCD pergunta se você deseja excluir todos os dados do CD e informa que a operação de apagar leva alguns minutos para ser concluída.
- Clique em Sim para confirmar que você deseja apagar o CD. O DirectCD apaga todo o conteúdo do CD.
Excluindo arquivos individuais
Você pode excluir arquivos individuais de um CD usando o Windows Explorer. Ao excluir arquivos de discos CD-RW ou DVD-RAM, você libera espaço no CD.
Ao excluir arquivos de um disco CD-R, você exclui somente o diretório interno onde os arquivos estão listados. Os arquivos do CD não podem mais ser visualizados mas na realidade você não liberou espaço no CD.
Para excluir arquivos individuais:
- Insira o CD no gravador de CD.
- No Windows Explorer, clique com o botão direito do mouse no arquivo ou arquivos que deseja excluir.
- Selecione Excluir no menu pop-up. O Explorer pergunta se você deseja excluir os arquivos selecionados.
- Clique em Sim para excluir os arquivos selecionados.
Verificando a existência de problemas em CDs
O ScanDisc permite recuperar arquivos de um CD criado com o DirectCD, caso o CD não esteja funcionando corretamente. O ScanDisc proporciona uma boa oportunidade para recuperar diversos tipos de arquivos, incluindo:
- Arquivos invisíveis no Windows Explorer: O processo de gravação foi interrompido antes que as informações do diretório de arquivos fossem concluídas, porém a maioria ou todos os arquivos de dados foram gravados no CD. Significa que os arquivos podem estar no CD, mas o Windows Explorer não pode visualizá-los.
- Arquivos danificados: Arquivos que contêm seções ilegíveis devido a danos no CD.
- Arquivos perdidos: Arquivos completos que não têm nomes de arquivos associados a eles. Pode tratar-se também de arquivos que você excluiu no CD.
Alguns arquivos podem estar tão danificados que o ScanDisc não poderá recuperá-los. O ScanDisc tentará identificar os nomes de tais arquivos.
Ele também pode reparar um CD danificado, tornando-o total ou parcialmente utilizável novamente.
Use o ScanDisc caso ocorra um dos problemas seguintes com um disco CD-R, CD-RW ou DVD-RAM quando o mesmo estiver em um gravador de CD:
- Você não pode visualizar alguns ou nenhum dos arquivos do CD usando o Windows Explorer.
- Você não pode abrir um arquivo no CD com o software que utilizou para criar o arquivo.
- O processo de gravação de arquivos no CD foi interrompido por uma falha de sistema ou de energia.
- O DirectCD informa um status do CD de
Dados não-reconhecidos
.
Iniciando o ScanDisc
Para iniciar o ScanDisc:
- Insira o CD no gravador de CD.
- Na janela principal do DirectCD, clique em Utilitários do CD . A caixa de diálogo Utilitários é exibida.
- Clique em ScanDisc. A caixa de diálogo ScanDisc é exibida.
- Clique em Varrer para iniciar o processo de ScanDisc. O ScanDisc inicia a verificação do CD e exibe a caixa de diálogo Andamento do ScanDisc.
- Se o ScanDisc encontrar problemas no CD, ele perguntará se você deseja varrer o CD à procura de informações necessárias para recuperar arquivos e reparar o CD.
- Clique em Sim.
- O ScanDisc inicia a varredura do CD e exibe a caixa de diálogo Andamento do ScanDisc. Para obter informações sobre o status, consulte a Ajuda on-line.
- Se o ScanDisc encontrar no CD arquivos que podem ser recuperados, ele perguntará se você deseja recuperá-los. Consulte Recuperando arquivos.
- Se o ScanDisc não encontrar arquivos para recuperar, ele continuará com o processo de varredura.
Entendendo o processo de ScanDisc
Após ser inicializado, o ScanDisc lerá o seu CD, procurará problemas específicos e mostrará seu andamento para cada uma das seguintes etapas do processo:
- Verificando o CD: O ScanDisc verifica se o CD pode ser lido, isto é, se ele pode visualizar a lista de arquivos e pastas no CD.
- Obtendo informações sobre o CD: Se o ScanDisc não puder visualizar os arquivos e pastas do CD, ele coletará informações sobre o mesmo. Isso pode levar alguns minutos.
- Após coletar as informações, o ScanDisc pergunta se você deseja recuperar os arquivos do CD. Recomenda-se que se faça isso caso seja necessário o acesso aos arquivos. Consulte Recuperando arquivos.
- Se você decidir recuperar os arquivos, o ScanDisc permitirá que você selecione as pastas e arquivos a serem recuperados e onde você deseja copiá-los.
- Se o ScanDisc encontrar arquivos danificados durante o processo de recuperação, ele exibirá uma lista dos arquivos danificados que foram recuperados. Consulte Recuperando arquivos perdidos.
- Localizando arquivos perdidos: O ScanDisc procura arquivos perdidos e permite copiá-los em outro local. Consulte Recuperando arquivos perdidos.
- Reparando o CD: O ScanDisc tenta recuperar o CD para que o mesmo possa ser utilizado novamente. Após a recuperação, os arquivos contidos no CD talvez não estejam disponíveis e o CD pode conter menos espaço para novos arquivos. O ScanDisc não poderá recuperar CDs gravemente danificados. Consulte Recuperando CDs.
- Verificando a integridade dos arquivos: O ScanDisc procura arquivos danificados. Se não houver nenhum, o ScanDisc informará que concluiu a busca.
- Se ele encontrar arquivos danificados, perguntará se você deseja copiar os arquivos danificados em outro local (como por exemplo, em um disco flexível ou rígido). O ScanDisc não pode reparar arquivos danificados, portanto, eles serão identificados cada vez que você executar o ScanDisc no CD. Consulte Recuperando arquivos danificados.
- Após copiar os arquivos danificados, o ScanDisc reportará que terminou.
Recuperando arquivos
Se o ScanDisc achar que o CD apresenta problemas e que existem arquivos recuperáveis no mesmo, ele perguntará a você se deseja tentar recuperar os arquivos do CD. É recomendável que você recupere todos os arquivos que contenham dados necessários para você. Se você não fizer isso, os arquivos poderão não estar acessíveis depois que o ScanDisc reparar o CD posteriormente no processo.
Para recuperar arquivos:
- Clique em Sim quando o ScanDisc perguntar se deseja tentar recuperar os arquivos. Aparece a caixa de diálogo Recuperação de arquivo.
- Na lista Pastas de origem, selecione uma pasta que tenha arquivos que queira recuperar.
- Por padrão, todos os arquivos e pastas da lista serão selecionados.
- Na lista Pastas de origem, desmarque os arquivos que você não deseja recuperar.
- Na caixa de listagem suspensa Unidade de destino, selecione onde deseja copiar os arquivos.
- Pode-se selecionar qualquer unidade em seu computador, exceto o gravador de - CD, de onde os arquivos estão sendo recuperados. Para copiar esses arquivos em outro computador da rede, será necessário mapear a unidade primeiro. Consulte a documentação do sistema operacional sobre mapeamento de unidades.
- Na lista Pasta de destino, selecione a pasta onde deseja copiar os arquivos.
- Para criar uma nova pasta, clique em Nova pasta
e digite um nome para a mesma.
- Clique Copiar.
- O ScanDisc copia os arquivos selecionados no local selecionado e exibe a caixa de diálogo Andamento da cópia do arquivo.
- Se o ScanDisc encontrar arquivos danificados, ele listará os nomes dos arquivos.
- Clique em Concluído. Aparece a caixa de diálogo Recuperação de arquivo.
- Repita as etapas 2 a 7, quantas vezes forem necessárias para copiar todos os arquivos do CD necessários.
- Na caixa de diálogo Recuperação de arquivos, clique em Concluído para prosseguir com o processo de recuperação.
Recuperando arquivos perdidos
Se o ScanDisc encontrar arquivos perdidos durante o processo de recuperação, ele perguntará se você deseja recuperar tais arquivos.
É recomendável que você recupere todos os arquivos que tenham dados necessários para você. Se você não fizer isso, os arquivos poderão não estar acessíveis depois que o ScanDisc reparar o CD posteriormente no processo.
Para recuperar arquivos perdidos:
- Clique em Sim quando o ScanDisc informar que encontrou arquivos sem nome. A caixa de diálogo Selecionar um destino é exibida.
- Na caixa de listagem suspensa Unidade de destino, selecione onde deseja copiar os arquivos.
- Pode-se selecionar qualquer unidade em seu computador, exceto o gravador de - CD, de onde os arquivos estão sendo recuperados. Para copiar esses arquivos em outro computador da rede, será necessário mapear a unidade primeiro. Consulte a documentação do sistema operacional sobre mapeamento de unidades.
- Na lista Pasta de destino, selecione a pasta onde deseja copiar os arquivos.
- Clique Copiar. A caixa de diálogo Andamento da cópia do arquivo será exibida e mostrará o andamento do ScanDisc.
- O ScanDisc copiará os arquivos perdidos no local selecionado. Os arquivos perdidos recebem nomes de arquivo exclusivos, numerados em seqüência, iniciando com sd000001.rec.
- Arquivos perdidos também podem estar danificados. Se o ScanDisc encontrar arquivos perdidos danificados, ele os listará com seus nomes exclusivos (sd000001.rec) na caixa de diálogo Arquivos danificados. O ScanDisc copia os arquivos danificados perdidos no local que você selecionou, mas adiciona espaços em branco onde os dados não puderem ser lidos. Você ainda poderá abrir esses arquivos com o aplicativo original que você usou para criá-los ou terá que tentar outras estratégias. Consulte Recuperando CDs.
- Clique em Concluído para continuar o processo de recuperação. Aparece uma mensagem permitindo que você acesse as informações sobre os arquivos perdidos.
- Clique em Continuar para prosseguir com o processo de ScanDisc. Consulte Recuperando CDs.
Recuperando CDs
Após permitir a você recuperar arquivos de um CD danificado utilizando o DirectCD, o ScanDisc perguntará se deseja reparar o CD de modo que se torne utilizável. Se clicar em Sim. o ScanDisc tentará tornar o CD utilizável.
 |
Observação: Após reparar um CD, os arquivos contidos nele não mais serão acessíveis. O ScanDisc não consegue reparar todos os CDs danificados. |
Para reparar um CD:
- Clique em Sim quando o ScanDisc perguntar se você deseja reparar o CD. O ScanDisc repara o CD e exibe a caixa de diálogo Andamento do ScanDisc.
- Após terminar o reparo, o ScanDisc poderá verificar a integridade dos arquivos do CD.
- Clique em Concluído.
Recuperando arquivos danificados
Após reparar o CD, o ScanDisc verifica a integridade de cada arquivo no CD, procurando arquivos danificados. Se ele encontrar arquivos danificados, perguntará se você deseja copiar os arquivos danificados em outro local (como por exemplo, em um disco flexível ou rígido).
Para recuperar arquivos danificados:
- Clique em Sim quando o ScanDisc informar que encontrou arquivos danificados. A caixa de diálogo Selecionar um destino é exibida.
- Na caixa de listagem suspensa Unidade de destino, selecione onde deseja copiar os arquivos.
- Pode-se selecionar qualquer unidade em seu computador, exceto o gravador de - CD, de onde os arquivos estão sendo recuperados. Para copiar esses arquivos em outro computador da rede, será necessário mapear a unidade primeiro. Consulte a documentação do sistema operacional sobre mapeamento de unidades.
- Na lista Pasta de destino, selecione a pasta onde deseja copiar os arquivos.
- Caso queira criar uma nova pasta, clique em Nova pasta
e digite um nome para a mesma.
- Clique Copiar. A caixa de diálogo Andamento da cópia do arquivo será exibida e mostrará o andamento do ScanDisc.
- Clique em Concluído para continuar o processo de recuperação. A caixa de diálogo Arquivos danificados é exibida listando os arquivos danificados que foram copiados.
- Clique em Continuar para prosseguir com o processo de ScanDisc.
- Se houver arquivos que o ScanDisc não conseguiu recuperar, a caixa de diálogo Irrecuperáveis será exibida com uma lista dos arquivos.
- A caixa de diálogo Andamento do ScanDisc é exibida mostrando que o processo de ScanDisc foi concluído.
Solução de problemas do DirectCD
O Explorer não pode visualizar arquivos copiados no CD
Talvez você não consiga visualizar arquivos em um CD usando o Windows Explorer, por várias razões. A tabela abaixo resume as razões mais comuns e as possíveis soluções.
Razões possíveis |
Soluções possíveis |
O arquivo foi excluído ou o CD foi apagado. |
Se o arquivo foi excluído ou o CD apagado, não será possível recuperar os dados.
|
O processo de gravação foi interrompido antes que as informações do diretório de arquivos fossem concluídas, porém a maioria ou todos os arquivos de dados foram gravados no CD. Isto significa que os arquivos podem estar no disco, mas o Windows Explorer não pode visualizá-los.
|
Tente usar o ScanDisc. Consulte Verificando a existência de problemas em CDs. |
A velocidade classificada do CD não corresponde à velocidade de gravação da unidade. |
Verifique a velocidade classificada do CD e a velocidade de gravação gravador de CD. O CD deve ser classificado na mesma velocidade ou em velocidade mais alta que aquela do gravador de CD. Por exemplo, se o gravador de CD tiver velocidade 2x, use CDs classificados como 2x, 4x ou mais altas. Se o CD tiver uma classificação de velocidade mais baixa, use um CD diferente ou altere a velocidade de gravação do gravador de CD. Consulte Alterando opções do DirectCD.
|
Corrigindo um CD ilegível
Se nenhuma janela do DirectCD for exibida após cerca de 15 segundos ao inserir um CD que você criou usando o DirectCD, o CD poderá estar danificado ou ter um formato ilegível. Esta situação pode ocorrer, por exemplo, se o gravador de CD parar temporariamente durante a gravação de um arquivo grande no CD.
O DirectCD possui um utilitário, o ScanDisc, que pode recuperar seus arquivos do CD e torná-lo utilizável. Consulte Verificando a existência de problemas em CDs.
Voltar para página Conteúdo